BEM VINDO(A) AO NOSSO BLOG!

Aqui você vai encontrar informação sobre o meio rural com isenção e imparcialidade. Sinta-se à vontade para comentar os assuntos propostos e proponha, você também, novos assuntos para serem colocados em pauta. Sua participação é muito importante para que nosso blog aborde as questões efetivamente relevantes para os agricultores e pecuaristas da região de Jaú-SP.



SECRETÁRIO ESTADUAL DA AGRICULTURA JOÃO SAMPAIO FOI O ENTREVISTADO ESPECIAL DA ANTENA RURAL Nº 01

SECRETÁRIO ESTADUAL DA AGRICULTURA JOÃO SAMPAIO FOI O ENTREVISTADO ESPECIAL DA ANTENA RURAL Nº 01
Ele, que tem raízes na terra roxa jauense, foi um dos principais responsáveis pela conquista de uma unidade da Universidade de São Paulo para nossa cidade.

NOSSOS PATROCINADORES

NOSSOS PATROCINADORES
Irriga Bauru firma parceria com a Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu e trabalha para dotar os cafezais da região de Jaú com os mais modernos sistemas de irrigação e fertiirrigação.

Javel - Oficina mecânica especializa-se me ar-condicionado para caminhões e tratores e presta serviços diretamente no campo.

SAJAC - Concessionária recebe os primeiros lotes do mais novo lançamento da VW: AMAROK

ASSOCICANA fortalece a representatividade do setor sucroalcooleiro da região.

Pascano - Empresa inova e implanta serviço de concreto

COCREJAU - Cooperativa de crédito oferece as melhores taxas do mercado financeiro.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

AGROECOLOGIA: PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA SEM DANOS AO MEIO AMBIENTE

Muito se tem ouvido falar sobre a Agroecologia, entretanto, a compreensão sobre este conceito ainda é deficiente. Confunde-se Agroecologia com um novo tipo de mercado ou com a conhecida agricultura orgânica. Diferente disso, a Agroecologia é uma área de conhecimento que está se consolidando no caminho para se estabelecer como uma ciência. No Prosa Rural – programa de rádio da Embrapa veiculado de 29 de março a 1 de abril de 2010, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) João Carlos Canuto, explica o que é Agroecologia e como o agricultor pode passar a produzir neste sistema.
"Agroecologia é um conjunto de princípios que pode ser aplicado a qualquer tipo de agricultura. No entanto, como exige o equilíbiro do sistema para que não haja doenças e pragas e para que a gente possa usar menos ou não utilizar agrotóxicos e produtos químicos, a Agroecologia depende do aumento da biodiversidade", destaca Canuto.

Segundo ele, qualquer agricultor que aumente a biodiversidade do sistema pode estar iniciando um processo de transição agroecológica. A redução do uso de agrotóxicos e substituição posterior por produtos naturais também são considerados passos para a transição agroecológica. "O auge dessa transição é o redesenho do sistema", explica.

Ele explica, ainda, que a Agroecologia, na prática, procura fomentar processos de produção não agressivos a meio ambiente (manejo ecológico de solos, cuidados com o uso da água e manejo sustentável da biodiversidade) e que tenham potencial para a inclusão social (participação, oportunidades de trabalho e melhoria da renda).

Para o avanço da transição agroecológica, o conhecimento de tecnologias é estratégico. "É fundamental o investimento em pesquisa para dar solução aos vazios tecnológicos hoje existentes, como bem se fez com a agricultura convencional ao longo de mais de um século", afirma.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente

Eliana Lima - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENGENHEIRO AGRÔNOMO RECOMENDA PODA NO CAFEZAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO RECOMENDA PODA NO CAFEZAL
Contraste entre dois cafeeiros da mesma idade, porém um foi podado e outro não. Como se pode notar, a poda trouxe muito mais enfolhamento do pé, resultando futuramente maior produtividade por hectare plantado. Leia a matéria na Revista Antena Rural n.º 00 na qual Rodrigo Muzegante Grana, engenheiro agrônomo e diretor da COOPERCAFÉ explica as vantagens e dá dicas de como efetuar a poda com sucesso.

IMPORTANTE REUNIÃO NO SINDICATO RURAL DE JAÚ PARA CALCULAR O CUSTO DA CANA-DE-AÇUCAR

IMPORTANTE REUNIÃO NO SINDICATO RURAL DE JAÚ PARA CALCULAR O CUSTO DA CANA-DE-AÇUCAR
Após muito empenho da Diretoria do Sindicato Rural de Jaú, na pessoa de seu Presidente Ruy Pacheco de Almeida Prado, técnicos da ESALQ-USP voltaram à cidade e atuaram como facilitadores na elaboração do cálculo que define o custo da tonelada da cana. O trabalho já está concluído e será tema de matéria na Revista Antena Rural n. 00.

PECEGE DIVULGA RESULTADOS DA IMPORTANTE REUNIÃO REALIZADA NO SINDICATO RURAL DE JAÚ

PECEGE DIVULGA RESULTADOS DA IMPORTANTE REUNIÃO REALIZADA NO SINDICATO RURAL DE JAÚ

TABELA DE LUCRATIVIDADE

TABELA DE LUCRATIVIDADE