BEM VINDO(A) AO NOSSO BLOG!

Aqui você vai encontrar informação sobre o meio rural com isenção e imparcialidade. Sinta-se à vontade para comentar os assuntos propostos e proponha, você também, novos assuntos para serem colocados em pauta. Sua participação é muito importante para que nosso blog aborde as questões efetivamente relevantes para os agricultores e pecuaristas da região de Jaú-SP.



SECRETÁRIO ESTADUAL DA AGRICULTURA JOÃO SAMPAIO FOI O ENTREVISTADO ESPECIAL DA ANTENA RURAL Nº 01

SECRETÁRIO ESTADUAL DA AGRICULTURA JOÃO SAMPAIO FOI O ENTREVISTADO ESPECIAL DA ANTENA RURAL Nº 01
Ele, que tem raízes na terra roxa jauense, foi um dos principais responsáveis pela conquista de uma unidade da Universidade de São Paulo para nossa cidade.

NOSSOS PATROCINADORES

NOSSOS PATROCINADORES
Irriga Bauru firma parceria com a Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu e trabalha para dotar os cafezais da região de Jaú com os mais modernos sistemas de irrigação e fertiirrigação.

Javel - Oficina mecânica especializa-se me ar-condicionado para caminhões e tratores e presta serviços diretamente no campo.

SAJAC - Concessionária recebe os primeiros lotes do mais novo lançamento da VW: AMAROK

ASSOCICANA fortalece a representatividade do setor sucroalcooleiro da região.

Pascano - Empresa inova e implanta serviço de concreto

COCREJAU - Cooperativa de crédito oferece as melhores taxas do mercado financeiro.

sábado, 3 de abril de 2010

REINHOLD STEPHANES: BRASIL DOMINA UM QUARTO DO COMÉRCIO AGRÍCOLA INTERNACIONAL

Antes de deixar o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no dia 31 de março de 2010, Reinhold Stephanes fez um balanço do avanço agronegócio brasileiro no mercado internacional nos últimos três anos, tempo em que permaneceu à frente da pasta. De acordo com nota do MAPA, Stephanes destacou que o Brasil atualmente responde por quase um quarto do comércio agrícola internacional.
Stephanes, que deixou o cargo para poder se candidatar a deputado federal nas eleições de outubro, disse que foi essencial a resolução de pendências com a Rússia, China, União Europeia, Chile e Estados Unidos para que as exportações brasileiras aumentassem. Entre as medidas adotadas, ele citou uma série de ações na área de defesa agropecuária.

"Não é trabalho fácil, pelas proporções do território brasileiro e as exigências de mercados consumidores, algumas, inclusive, artifícios meramente comerciais", afirmou o agora ex-ministro, segundo nota do MAPA.

Ele destacou também a resistência do setor frente à crise financeira internacional, ressaltando que foram atingidos os maiores índices de produção e produtividade. "O governo interveio de forma correta, utilizando instrumentos de comercialização adequados para dar liquidez à produção agrícola, substituir a retração do mercado internacional e a falta de financiamento e de compras futuras", declarou.

No ano passado, as exportações do agronegócio brasileiro renderam US$ 64,7 bilhões, uma redução de 9,8% em relação a 2008, segundo dados do Mapa. A queda, no entanto, foi menor do que a registrada nas exportações totais do Brasil, que foi de 22,7%.

Este ano os embarques voltaram a crescer. Em fevereiro o total exportado foi de US$ 4,4 bilhões, um aumento de 20,6% sobre o mesmo mês de 2009.

Stephanes transmitiu o cargo para Wagner Rossi, que até hoje ocupava a presidência da Companhia Nacional de abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.

Fonte: Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENGENHEIRO AGRÔNOMO RECOMENDA PODA NO CAFEZAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO RECOMENDA PODA NO CAFEZAL
Contraste entre dois cafeeiros da mesma idade, porém um foi podado e outro não. Como se pode notar, a poda trouxe muito mais enfolhamento do pé, resultando futuramente maior produtividade por hectare plantado. Leia a matéria na Revista Antena Rural n.º 00 na qual Rodrigo Muzegante Grana, engenheiro agrônomo e diretor da COOPERCAFÉ explica as vantagens e dá dicas de como efetuar a poda com sucesso.

IMPORTANTE REUNIÃO NO SINDICATO RURAL DE JAÚ PARA CALCULAR O CUSTO DA CANA-DE-AÇUCAR

IMPORTANTE REUNIÃO NO SINDICATO RURAL DE JAÚ PARA CALCULAR O CUSTO DA CANA-DE-AÇUCAR
Após muito empenho da Diretoria do Sindicato Rural de Jaú, na pessoa de seu Presidente Ruy Pacheco de Almeida Prado, técnicos da ESALQ-USP voltaram à cidade e atuaram como facilitadores na elaboração do cálculo que define o custo da tonelada da cana. O trabalho já está concluído e será tema de matéria na Revista Antena Rural n. 00.

PECEGE DIVULGA RESULTADOS DA IMPORTANTE REUNIÃO REALIZADA NO SINDICATO RURAL DE JAÚ

PECEGE DIVULGA RESULTADOS DA IMPORTANTE REUNIÃO REALIZADA NO SINDICATO RURAL DE JAÚ

TABELA DE LUCRATIVIDADE

TABELA DE LUCRATIVIDADE